A educação deve ser uma prioridade no âmbito municipal, com foco no ensino fundamental e infantil, conforme a Constituição Federal.

  • Implementar o programa Fila Zero no Município de Natal, garantindo vagas para todas as crianças em creches, iniciando pelas regiões administrativas mais necessitadas.
  • Ampliar o número de vagas na educação infantil, por meio da construção de novos CMEIs ou ampliação dos existentes, nas regiões com maior demanda reprimida, a fim de alcançar a meta de 100% das crianças em idade letiva na sala de aula.
  • Implantar quatro escolas de educação em tempo integral atendendo às quatro regiões administrativas da cidade.
  • Criar o Centro de Referência em Educação Especial para atender no contraturno a demanda da população, que possui crianças com necessidades especiais, garantindo a essas crianças um ambiente adequado, com profissionais especializados e com uma metodologia voltada ao seu desenvolvimento sócio-emocional e pedagógico, de modo a garantir a sua inclusão social.
  • Implementar na Rede de Educação um núcleo pedagógico para desenvolvimento de estratégias, a partir da avaliação biopsicossocial da deficiência focada na área educacional, e acompanhamento dos alunos com condição especial de aprendizado, de forma a orientar e auxiliar os discentes na adoção de estratégias que promovam um melhor aprendizado em amplo completo.
  • Criar o Programa Escola Aberta, como uma estratégia para ocupar as crianças no contraturno escolar, de modo que os alunos permaneçam nas escolas, em alguns dias da semana, participando de atividades esportivas, culturais e de formação tecnológica e empreendedora, a fim de aumentar o tempo na escola, e afastá-los das ruas. Essa ação pode ser realizada em parceria com instituições públicas, privadas, sistema S, Sebrae, e organizações do terceiro setor.
  • Implementar a formação de educação empreendedora na rede municipal de ensino, por meio de um conjunto de estratégias voltadas a despertar nos alunos competências empreendedoras e inovadoras, que possibilitem o desenvolvimento da liderança, capacidade de tomada de decisão, criatividade e a visão empreendedora. Essas ações podem ser realizadas por meio da criação de laboratórios makers e parcerias com as Universidades, SESI e Sebrae, que contribuirão na formação do corpo docente e desenvolvimento da metodologia de implantação.
  • Ampliar a atuação da Educação de Jovens e Adultos (EJA), inserindo a formação empreendedora e técnica, como forma de aumentar a empregabilidade e capacidade laboral desses egressos, por meio de uma formação profissional, de acordo com as necessidades da região metropolitana, a fim de lhes garantir, além da educação básica, um diferencial que seria uma visão empreendedora e uma capacitação técnica, possibilitando-os, estar mais capacitados para ingressar no mercado formal de trabalho ou tornar-se um prestador de serviços.
  • Buscar parcerias junto à Organizações da Sociedade Civil para instituição de programa para educação formal em espaços não-escolares (associações de moradores, organizações religiosas e outras instituições), visando à melhoria dos índices de alfabetização de jovens e adultos no contexto local.
  • Criar o Programa de Melhores práticas educacionais e de gestão no âmbito da Secretaria de Educação, objetivando incentivar aos gestores das escolas e professores a utilizar a sua criatividade e capacidade intelectual a pensar em soluções inovadoras para os problemas existentes nas suas unidades educacionais.
  • Realizar a modernização do Centro Municipal de Referência em Educação, por meio de aquisição de equipamentos técnicos, mobília, reforma e manutenção de aspectos estruturais, de forma a torná-lo um ambiente mais adequado para a realização das ações de capacitação do corpo técnico e docente do município de Natal.
  • Criar um Programa de Pós-Graduação em Educação Pública, em parceria com instituições de ensino superior, para os agentes da rede municipal de ensino, de modo a fortalecer a suas formações profissionais.
  • Incluir e ampliar na Rede Municipal de Ensino o uso da tecnologia digital, de modo que professores e alunos tenham acesso e saibam utilizar, para contribuir com suas pesquisas e usos educacionais, garantindo aos alunos da rede municipal o acesso a essa ferramenta e os preparando para a vida cotidiana, na qual isso já é uma realidade.
  • Ampliar as ações do Programa de Alfabetização na Idade Certa, de modo a que todos estejam comprometidos com alcance dos objetivos de que as crianças até 7 anos de idade já estejam alfabetizadas, e para tanto é preciso melhorar a formação docente e a avaliação do Programa.
  • Criar o Programa Educação Olímpica, voltada a incentivar a participação de alunos da rede municipal nas olimpíadas de matemática e língua portuguesa, e criar um ambiente de fomento ao desenvolvimento educacional desses alunos. Para tanto, a gestão municipal precisa realizar parcerias com outras instituições visando criar mecanismos para oferecer mais suporte pedagógico e metodológico aos alunos participantes desse projeto.
  • Criar um curso permanente de formação gerencial para os diretores das escolas municipais, objetivando melhor prepará-los para os desafios da gestão, visto que os mesmos assumem funções administrativas e de gestão, que exigem competências e habilidades específicas, especialmente as relativas ao exercício da liderança organizacional e gestão de recursos humanos.
  • Criar o Programa Educa Natal visando firmar parcerias institucionais com diversas entidades da sociedade, de modo a garantir um cronograma permanente de ações e capacitações na Rede Municipal de Ensino, voltado a oferecer aos docentes e discentes uma formação complementar em cidadania, segurança, saúde, esporte, liderança, empreendedorismo e tecnologia.
  • Implantar um comitê científico acadêmico para elaborar e monitorar os programas de ensino e aprendizagem, considerando os parâmetros e preceitos de gestão e acadêmicos, visando melhor acompanhar os resultados de aprendizagem dos alunos e a sua evolução como cidadãos.
  • Criar o Prêmio Municipal de Gestão Escolar, por meio de parcerias, seriam premiados os 10 melhores desempenhos das unidades da rede municipal de ensino, com base no IDEB, assim como os 10 melhores crescimentos na avaliação do IDEB, com base no último biênio.
  • Implantar em pelo menos 30% da rede municipal o programa de robótica, por meio do qual, será possível preparar mais alunos para o mundo da tecnologia e da automação. Essa iniciativa pode ser ampliada, com o apoio da sociedade e de parceiros.
  • Garantir que cada escola da rede municipal possua, pelo menos, uma biblioteca e um laboratório de informática de modo a garantir aos docentes e discentes, condições para utilizar esses meios nas suas atividades acadêmicas e pedagógicas.
  • Implementar o Programa Educação para o Esporte, que objetiva oferecer aos alunos da rede municipal a possibilidade de praticar esportes coletivos e individuais, no contraturno das aulas.
  • Criar o programa A Escola de Pais, como forma de melhor oportunizar a escola em receber a família, para discutir sobre uma temática escolhida de acordo com a necessidade sentida por professores e gestores na dinâmica de sala de aula. A partir do tema, um especialista debate o assunto preestabelecido, escuta a preocupação e necessidade dos pais e propõe estratégias práticas de como lidar com as crianças no ambiente doméstico. Assim, aliados e cooperativos, família e escola podem atuar de forma mais eficiente na formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres.
  • Instituir um programa permanente de monitoramento e controle de qualidade da boa infraestrutura das Unidades de Ensino, de forma a garantir o ambiente escolar seguro, confortável e promotor das boas práticas de ensino.
  • Estabelecer uma agenda temática anual na Rede de Educação, fortalecendo o alinhamento de projetos e programas integradores e transversais alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), orientando ações pedagógicas e práticas formativas.
  • Implementar o programa “EJA, você e o Futuro”, programa de qualificação profissional integrada à modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Rede Municipal de Ensino, com o objetivo de possibilitar a entrada desses alunos no mercado de trabalho.
  • Criar e implementar plataforma digital da gestão acadêmica e escolar para gerenciar a Rede de Ensino no município.
  • Unificar diretrizes pedagógicas, integrar programas e projetos socioeducativos-culturais e complementar financiamentos em regime de colaboração a fim de promover resultados bem-sucedidos para o desenvolvimento curricular dos alunos;
  • Aprimorar e acompanhar o processo de trabalho dos Conselhos Escolares como forma de garantir o melhor controle social nas Unidades de Ensino.
  • Tornar a Pesquisa Educacional Aplicada um instrumento a serviço da reestruturação continuada e da inovação didático e pedagógica da Rede.
  • Criar o projeto de aquisição de livros “Mais Leitura”, associado ao Festival Literário de Natal (FLIN), dotando as escolas da rede municipal de uma verba para compra de títulos durante o evento, sendo 40% dos recursos destinados às obras de editoras natalenses.