A política de mobilidade urbana visa garantir circulação eficiente e sustentável de pessoas e mercadorias, enfrentando desafios como congestionamentos, poluição e desigualdades no transporte.

  •  Modernizar o parque semafórico adaptativo, a fim de realizar a contagem em tempo real dos veículos por sentido, o que permite ajustes no ciclo semafórico, ajudando a reduzir a hora pico e melhorar os deslocamentos urbanos.
  •  Reativar os paineis de mensagens variáveis (PMVs) com o objetivo de prestar serviço de comunicação aos motoristas em tempo real, permitindo informar ao condutor sobre acidentes e bloqueios, bem como rotas alternativas de tais locais.
  •  Incluir dados do sistema de transporte público no aplicativo da gestão municipal, disponibilizando a localização em tempo real do ônibus, paradas e itinerários do transporte coletivo, e assim, otimizando a utilização do serviço de transporte.
  •  Implantar estacionamento rotativo com tecnologia de disponibilidade de vagas, a fim de fomentar o desenvolvimento comercial de áreas da cidade, aumentando o fluxo de pessoas e veículos nos pontos comerciais.
  •  Instalar botoeiras sonoras em no mínimo 50% do parque semafórico da cidade, priorizando as áreas de maior circulação de pessoas.
  •  Ampliar o sistema de binários criando novas conexões e rotas alternativas que agilizarão o deslocamento entre áreas.
  •  Ampliar a infraestrutura cicloviária, em 150 km, aumentando a segurança e conforto ao ciclista, além de estimular a adesão de novas pessoas a esse tipo de deslocamento.
  •  Ampliar em 50% a regularização de calçadas nas quatro regiões da cidade, priorizando a acessibilidade universal de todas as paradas de ônibus e, ainda, a criação de rotas acessíveis aos prédios públicos municipais.
  •  Atualizar a pesquisa origem/destino de locomoção de passageiros do transporte coletivo para identificar os deslocamentos da cidade e, assim, melhorar o planejamento da mobilidade urbana.
  •  Criar Parques Lineares, nos principais corredores da cidade, com o objetivo de melhorar o conforto térmico, diminuindo as altas temperaturas e ajudando a mitigar os efeitos das mudanças climáticas.
  •  Elaborar projeto com estudo de viabilidade da Via Mangue, com o objetivo de criar uma via alternativa à Av. Dr. João Medeiros Filho, interligando a ponte Newton Navarro a Ponte Costa e Silva (Igapó), melhorando a infraestrutura viária da Zona Norte, destacando a importância ambiental deste trecho viário, como forma de preservar a ZPA 8 e prevenir ocupações irregulares.
  •  Realizar estudos de viabilidade da terceira ponte sobre o Rio Potengi, prevendo sua futura necessidade, haja vista atualmente a Ponte de Igapó já encontra-se acima do limite de sua capacidade, enquanto a Ponte Newton Navarro já tem 50% de sua capacidade comprometida.
  •  Reestruturar urbanisticamente a Av. Itapetinga, Av. Senhor do Bonfim, Av. Maranguape, Av. Paulistana e Av. Pompéia, que são os principais corredores da Zona Norte, com obras de requalificação de passeios públicos, melhorias na iluminação, paisagismo e pavimentação.
  •  Regulamentar a atuação de transporte de aplicativos, tendo em vista garantir a identificação dos motoristas e dar mais segurança ao passageiro, além de permitir acesso a dados no planejamento das políticas públicas de mobilidade.
  •  Atualizar a Lei n.º 5.022/1998 que trata do Código de Infrações de Transporte. Esta ação é necessária para que haja adequação à nova realidade tecnológica dos serviços de transporte, além da necessidade de tornar a legislação mais clara e precisa.
  • Regulamentar o serviço de frete e motofrete no município. A regulamentação do frete e o aperfeiçoamento da legislação do motofrete poderá melhorar a competitividade no setor e dará condições seguras de trabalho para esses trabalhadores.
  •  Implantar bike share (compartilhamento de bicicletas) em pontos centrais e turísticos da cidade. Natal conta com mais de 104 km de infraestrutura cicloviária, tal serviço poderá ajudar ainda mais no estímulo aos deslocamentos por bicicletas.
  •  Estimular a instalação de eletropostos, a partir de parcerias com o setor privado, a fim de garantir áreas específicas de recargas aos carros elétricos e promover maior sustentabilidade da cidade.
  •  Implantar a Escola de Educação de Trânsito, estimulando a cultura da educação para o trânsito e permitindo reforço na formação dos atuais e futuros condutores.
  • Buscar a municipalização das vias que estão sob responsabilidade de outros entes, de modo a permitir a melhoria da infraestrutura lá existente, como pavimento, sinalização horizontal, vertical e semafórica.
  •  Implantar a licitação do transporte, e retornar com as linhas que foram suprimidas durante a pandemia da Covid-19.
  •  Ampliar a instalação de novos abrigos em mais 500 unidades, propiciando conforto e melhoria da experiência dos usuários do transporte público.
  •  Construir cinco terminais de transporte público coletivo, sendo três na Zona Norte, num modelo de centro de distribuição de viagens, integrando o transporte com serviços públicos de outras áreas (saúde, esporte e lazer, assistência social) e áreas comerciais.
  •  Elaborar estudo da viabilidade de eletrificação da frota do transporte público coletivo.