Assistência Social, Trabalho e Segurança Alimentar:

  • Ampliar o Centro Municipal de Trabalho e Emprego da região.
  • Criar mais uma unidade dos Centros de Referência em Assistência Social (CREAS) para atender pessoas em situação de violência/negligência, abuso e exploração sexual.
  • Implantar um Centro POP e Acolhimento na região, além de novos albergues noturnos para pessoas em situação de rua; pode ser por meio de fomento com entidades, com pelo menos uma unidade na zona.
  • Implantar uma Central de Interpretação de Libras (CIL) na Zona Norte de Natal, garantindo ao surdo acesso a áreas como saúde, educação, previdência (INSS), serviços de Assistência Social (CREAS/CRAS/Cadastro único), entrevista de emprego, bancos, justiça e demais serviços.

Cultura e Arte:

  • Reativar o Centro Municipal de Artes Integradas (CMAI) na Área de Lazer do Panatis, na Zona Norte, para atender mais de mil pessoas.
  • Revitalizar o Espaço Cultural Chico Miséria (Antiga Área de Lazer do Panatis) e o Espaço Cultural Jesiel Figueiredo, oferecendo mais atividades e equipamentos de arte, cultura, esporte e lazer.
  • Reformar a Unidade Estação Cidadania Cultura – Moacy Cirne, no Bairro de Lagoa Azul, fortalecendo o acesso a equipamentos de cultura, esporte e assistência, como Cine Teatro, Biblioteca, Sala de Telecentro, Unidade de Assistência do CRAS, Quadra Poliesportiva e Parque Infantil.
  • Promover oficinas de arte no Espaço Cultural Francisco das Chagas Bezerra de Araújo, com atividades de música, artes visuais, teatro e dança.

Esporte e Lazer:

  • Implantar uma pista de Pump Track na Zona Norte.

Políticas Públicas para as Mulheres:

  • Implantar um Centro de Capacitação Integrado para Mulheres.
  • Implantar unidades do Centro de Referência da Mulher nas demais Regiões Administrativas da cidade, com a abertura de pelo menos dois equipamentos.

Saúde:

  • Ampliar os atendimentos da Atenção Primária à Saúde (APS), com a construção de novas Unidades Básicas, com foco em equipes de Estratégia em Saúde da Família.
  • Implantar mais um Ambulatório TT, com foco no atendimento humanizado, especializado e multiprofissional, promovendo assistência médica e terapêutica.

Administração Pública e Governança:

  • Ampliar a isenção fiscal das famílias em maior vulnerabilidade social, podendo chegar a até 20% dos imóveis atualmente tributados.

Drenagem e Pavimentação:

  • Priorizar a solução de drenagem para a/o: a) Lagoa do Soledade; b) Lagoa do Santarém – segunda etapa; c) Bacia da Rua Clodoaldo Becker e da Rua Tenente Souza; d) Bacia Ki Panorama / Santa Inês / Algimar; e) Bacia Cavaco Chinês; f) Loteamento Santa Cecília; g) Bairro Planalto – segunda etapa; h) Túnel de macrodrenagem (conclusão) e início da segunda etapa; i) Ribeira (recuperação).

Habitação:

  • Ampliar o programa de regularização fundiária, visando emitir títulos a pessoas de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social.
  • Promover a Regularização Fundiária de Interesse Específico (REURB-E) para pessoas que moram em núcleos urbanos informais, porém não classificadas como de baixa renda, nas zonas da cidade.

Mobilidade:

  • Elaborar projeto com estudo de viabilidade da Via Mangue, para criar uma via alternativa à Av. Dr. João Medeiros Filho, interligando a ponte Newton Navarro à Ponte Costa e Silva (Igapó), melhorando a infraestrutura viária da Zona Norte, destacando a importância ambiental deste trecho viário, como forma de preservar a ZPA 8 e prevenir ocupações irregulares.
  • Realizar estudos de viabilidade da terceira ponte sobre o Rio Potengi, prevendo sua futura necessidade, considerando que a Ponte de Igapó já está acima do limite de sua capacidade, enquanto a Ponte Newton Navarro já tem 50% de sua capacidade comprometida.
  • Reestruturar urbanisticamente a Av. Itapetinga, Av. Senhor do Bonfim, Av. Maranguape, Av. Paulistana e Av. Pompéia, que são os principais corredores da Zona Norte, com obras de requalificação de passeios públicos, melhorias na iluminação, paisagismo e pavimentação.
  • Construir três terminais de transporte público coletivo na Zona Norte, em um modelo de centro de distribuição de viagens, integrando o transporte com serviços públicos de outras áreas (saúde, esporte e lazer, assistência social) e áreas comerciais.

Conheça as propostas para:

Zona Oeste – Zona Leste – Zona Sul